Não esqueça da mágica: bits e bytes viram dinheiro que pagam sua comida, seu carro e tudo mais… quando programar apenas por hobby vc poderá dizer “VB6 é um lixo, nunca mexerei com isso”
Sou MCP em VB e fiz muita coisa com ele… mas desde um bom tempo mexo com Java e estou mais feliz… e desde uns meses mexo com Scala e estou bem mais feliz… a vida é assim… tem gente que gosta de Cobol, tem gente que gosta de ADA…
VB 6 não é orientado a objetos, e sim a componentes.
Isso porque ele é um mapeamento quase que direto do COM (Component Object Model); se for tentar usar um estilo OO de programação “sem adaptações” ou então um estilo Java (com DAOs, TOs e outras coisas), pode acabar se dando mal.
Há um bom tempo atrás, quando COM+ era a resposta para todos os problemas, achei vários problemas de desempenho usando-se o estilo Java (TOs e outras coisas) em programação VB com COM+, que só sumiram quando se voltou ao estilo VB (passar dados usando-se “recordsets desconectados”), que é algo que não é padrão do Java (passar um “resultset” como uma coleção de dados de uma classe para outra - isso simplesmente não funciona direito no Java).
A propósito, ainda é possível usar o estilo de programação “retornar dados via recordsets desconectados” em VB.NET - só que o rapaz agora se chama “DataSet”.
Não acho ruim esse estilo, tanto é que deveria haver suporte maior a isso em Java; só que o suporte veio tarde demais - existe uma interface “CachedRowSet” que deveria fazer isso, mas na verdade nunca vi ninguém usando isso. Provavelmente não deve funcionar direito, por isso é que você vê o pessoal escrevendo e reescrevendo código de TOs ou VOs.
Então cara …eu trabalho com VB6 alguns anos, e na época valia a pena aprender …é assim, se vc sabe é bom, mas para aprender a desenvolver aplicações não é legal não.
Na verdade assim. Se você aprender VB6 vai ser para geralmente dar manutenção nos sistemas, não criar do zero. Acredito que se vc trabalhe por hora a tendencia é q suas horas fiquem cada vez mais cara, pois cada vez existem menos profissionais na área.
É como atuar no mercado de cobol, mainframe, esse tipo de coisa. Você vai ganhar mais, QUANDO tiver ganhando algo
Programo em VB 6 a oito anos, recebi nos ultimos meses algumas propostas para trabalhar em empresas que possuiam sistemas em vb6 (aqui na regiao de sao josé do rio preto/SP a media de salario varia entre 1800 a 2500 para um programador “senior”), recentemente desenvolvi um sistema do zero em vb6, tenho três empresas que usam ele, mas estou migrando para o c#, pois preciso desenvolver um aplicação para palm que trabalhe junto a um outro sistema ja existente, que tb é feito em vb6…Depois disso acredito que será hora de aposentar de vez o vb6 e começar novos projetos em c#.