É isso mesmo Vina, só complementando também… e sendo como um feedback para quem se interessou no tópico, eu fiz essa mesma pergunta em foruns gringos também, e vou resumir as respostas deles:
1. Existem SIM uma (enorme) diferença do que é um profissional Software Engineering dos EUA , para o que é um Engenheiro de Software aqui e em outros lugares. A mentalidade do Software Engineering é usada sim como um sinônimo de desenvolvedor. Ai temos 2 alternativas:
(A) O desenvolvedor tem que saber as matérias de Engenharia de Software (Requisitos, Gerencia, Projeto, etc…)
(B) As matérias de Engenharia de Software são desnecessárias
Bom, a MINHA conclusão com as respostas que obtive é que é um Software Engineering é exatamente um meio termo entre as 2 alternativas, isso vai ficar mais explicito no item abaixo.
2. Para quem ainda não conhece o seguinte manifesto, super importante ler: http://agilemanifesto.org/iso/ptbr/ e http://agilemanifesto.org/iso/ptbr/. Como o Vina falou, já é bem difundido metodologias ágeis para eles, sendo que as 600 páginas dos livros de Pressman e Sommerville que aprendemos como Engenharia de Software aqui tem sim seu valor, mas é desnecessário. Assim como em um desenvolvimento de software real, é desnecessário muito blablablás e documentação, o importante é o código. O foco do software engineering não é tão gerencial como é o engenheiro de software aqui.
3. Agora vem a POLÊMICA: Antes de começar a ‘polemica’ , quero deixar explicito que não é polemico porque um grupo de pessoas são radicais ao que já é difundido, e sim porque é difundido por muitas pessoas fora mas é contrario o que se aprende no Brasil, polemica para nós, vamos lá. Muita gente, inclusive professores e autores americanos dizem que o Engenheiro de Software é algo desnecessário na construção de um software. Programmer/Developer é equivalente (sinonimo) de Software Engineering, ou sendo um pouco mais direto, Software Engineering não existe! Nos EUA é só um nome ‘bonitinho’ para um bom programador, ou um cargo alto de programador.
Uma coisa que verdade é que no Brasil há um enorme prestigio por titulos, seja um grau na faculdade ou uma posição hierarquica em uma empresa, e damos respeito e crédito inicial por eles, creio que isso é chamado de hierarquia vertical, e fora daqui, principalmente em paises europeus, cito como experiencia a Holanda, a hierarquia é horizontal: não importa NENHUM pouco se você é pHd ou um garçon, o importante é o que você sabe. Simples assim.
Quem nunca ouviu a frase “Você sabe com quem está falando?” ? Pois é, no Brasil é assim, infelizmente, um titulo vale mais do que a pessoa. Desse modo fica mais fácil entender o que é Engenharia de Software fora daqui. Pra mim foi sinceramente um baque, de que como se especializar em Engenharia de Software aqui é inutíl ,não que não tenha utilidade alguma, mas visto o tempo de dedicação a esse estudo, sendo que poderia usa-lo para coisas mais importantes. O que adianta perder um ano ou mais me especializando nisso, para ficar visto como um “bom programador”? porque eu creio que quem dita esse ritimo é os EUA.
Eu concordo com isso? NÃO, e fico feliz que alguns próprios americanos não concordam e discutem exatamente isso, mas são minorias e formados em Software Engineering HAHA :D. Eu acho que criar manutenibilidade e levantar requisitos antes de codar, e sempre verificar com a equipe o que esta sendo feito e COMO é essencial pra mim, mas pode ser que eu que sou meio burro e precise fazer isso, e eles são espertos e fazem isso sem nenhuma dificuldade e conseguem fazer software com a mesma, ou inclusive com mais qualidade sem o nosso conhecimento de engenharia de software.
Será que entendi bem?