[quote=alias][quote=kicolobo][quote=everton.battini]Umas dúvidas de iniciante…
O crud que ele cria é bem simples… (componentes visuais)
se eu for implementar o PrimeFaces teria como?
se sim, daria mais trabalho do que fazer um projeto JSF + Hibernate normal?[/quote]
Oi Everton, respondendo às suas dúvidas, vamos lá
No caso do Grails, é usado por default o GSP (Groovy Server Pages), que atua como um substituto para o JSP tradicional (resolve diversas lacunas). Há como usar JSF com Grails, mas não compensa, porque o ganho de produtividade com GSP é bem maior, mesmo se comparado com o JSF 2.
É dado foco ao componente visual mais conhecido por todos os webdesigners, o HTML puro, ao contrário do JSF, que muitas vezes complica a vida de quem trabalha com a parte visual (design) das páginas. Com relação aos componentes, você tem facilidades imensas na criação de tags (da uma olhada no primeiro vídeo da série, em que eu passo por alto em cima deste tópico), além do reaproveitamento de código via template.[/quote]
Kicolobo, parabens e obrigado pela iniciativa, tenho “tentado” aprender Groovy/Grails a partir da documentação e de materiais, certamente acompanharei suas aulas com interesse. Sobre o que disse acima, é um ponto que me motiva a aprender a tecnologia mas nao sei se concordo totalmente, por exemplo o colega citou o PrimeFaces, que contem varios componentes “prontos” que encapsulam rotinas de Javascript, que na minha opiniao é algo desgraçado de se mexer. Ou seja, usando um framework “ágil” como o Grails, VRaptor, Play!, etc, o trabalho da camada view ficaria com o desenvolvedor (e normalmente o cara que programa o back-end programa o front tambem). Em suma, na minha opinião posso dizer que não existe agilidade em se programar com Jquery, Ajax na unha, manipular o DOM, etc. E em uma tecnologia como o JSF o programador estaria relativamente “poupado” desse trampo, que na minha opinião é horrível (e olha que conheço bem Javascript, HTML, CSS e tal, mas o Javascript em particular é algo que eu tenho quase nojinho de mexer, hehe)
Imagino que provavelmente discordarão e irão me detonar nessa thread :lol: , mas gostaria de ouvir a sua opiniao e dos colegas sobre esse cenário.[/quote]
Que nada cara, tem razão! Uma vez peguei um projeto que possuía 80% de regras no javascript. Imagina como foi horrível trabalhar nesse projeto!! O desenvolvedor se dizia ninja em Javascript, também era um ninja em gerar bugs!!