Pessoal, vocês já repararam como cada vez mais estão levando o Java para o lado WEB ao invés de desktop?
Pode perceber, nas 3 últimas Java Magazine os assuntos de capas foram algo relacionado a WEB.
Para todas as pessoas que não conhecem Java, logo dizem: "Java é igual PHP (credo :x ) pra faze coisas para WEB né???
Precisamos mudar isso galera… Como podemos começar???
Que tal listar os porques do “precisamos mudar isso”? A percepcao de que Java eh uma linguagem boa para aplicacoes Web nao esta errada na maioria dos casos
Bem, eu só desenvolvo aplicações desktop em Java. E me desculpe quem diga que é lento, mas na minha opnião, 70% do motivo de ficar lento é a má programação. Todas minhas aplicações convertidas para Java ficaram mais leves e rapidas do que as originais em VB e Delphi.
Java para Desktop é excelente. Incrivelmente flexivel podendo criar qualquer tipo de componente e multiplataforma.
É claro que eu sinceramente gostaria que pudesse compilar, ficaria ainda mais rapido e o fonte continuaria multiplataforma. Pra mim o que importa é o fonte, não perde-lo mesmo que eu troque de SO como ja troquei anteriormente. Eu adorava Delphi até o .Net, hoje só uso Linux e adeus meus projetos em Delphi Se tivesse feito em Java ainda estaria com eles.
obs.: não to dizendo pra não usar Java pra Web! E sim para usar Java em tudo!
Eu tb mas acho mas precisamos demonstrar isso a todos o VBzeros (quanto mais longe melhor)
Forte abraço…[/quote]
Cara pra falar para VBzeros é cruél pois eles estão acostumados com Wizards e tudo mais.
Tenho um colega VBzero que foi usar o Netbeans e achou “java ruim” pois ele “foi colocar um botão na janela e ele tomou o a janela inteira”…Eu mereço mesmo… :lol:
O que é excitante em java é como vc desenvolve e não pra que vc desenvolve. Se vc escreve corretamente a sua lógica de negócio e não vincula ela a nada (nem a swing nem à componentes web), vc pode contruir o seu view como uma aplicação swing ou pra web.
Particularmente eu prefiro desenvolver pra desktop. Trabalho bastante com swing. Sobre ser lento, realmente é mais lento sim, não há dúvidas. Mas não é tão mais lento. Pra desenvolver eu uso o jEdit que é feito em java e é bem tranquilo de usar.
[quote=dango]O que é excitante em java é como vc desenvolve e não pra que vc desenvolve. Se vc escreve corretamente a sua lógica de negócio e não vincula ela a nada (nem a swing nem à componentes web), vc pode contruir o seu view como uma aplicação swing ou pra web.
[/quote]
Isso não está relacionado diretamente à Java.
A linguagem surgiu e se difundiu numa era onde as pessoas podem se preocupar mais coma rquitetura do que com contar bits, apenas está no lugar certo na hora certa. Você pdoe ter a mesma coisa com quase qualquer plataforma.
Eu estou há algum tempo pensando em uma coisa e acho que este é um bom momento para compartilhar com vocês.
O Portage, sistema de instalação de pacotes do Gentoo, é implementado em Python (linguagem script orientada a objetos). Alguns utilitários para o GoboLinux foram escritos em Ruby (outra linguagem script orientada a objetos).
Comecei, então, a “viajar”: como seria, por exemplo, um sistema de instalação de pacotes para Linux implementado em Java? Seria viável? (confesso que até comecei a brincar, tentando trazudir algumas rotinas no Portage para Java, mas desisti logo, pois o código é muito grande). Seria vantajoso? (uma vez que, em princípio, não usufruiríamos de uma importante característica do Java: ser multiplataforma).
Não, não acho que seria vantajoso. Ok, poderia ser legal virar para o mundo e dizer “Hey, Java também serve para instalador de sistema operacional. Hip Hip Hurra!”. Mas, ponto final.
Primeiro, porque reescrever algo que já funciona muito bem sem adicionar novo valor ao produto é como jogar dinheiro pela janela (se quiser, pode jogar na janela de casa).
Segundo, porque scripts se encaixam muito bem neste tipo de aplicação de automatização de tarefas. E, acredite, se uma rotina bem escrita em Ruby já estiver razoavelmente grande, é possível que esta mesma rotina fique monstruosa em Java. Groovy talvez ficasse legal, mas aí é preciso ver se a nova versão vai adicionar algum valor à versão antiga.
Terceiro, deixa a galerinha dos scripts se divertirem com alguma coisa útil huauhahuahua
[quote=pcalcado]
Isso não está relacionado diretamente à Java.
A linguagem surgiu e se difundiu numa era onde as pessoas podem se preocupar mais coma rquitetura do que com contar bits, apenas está no lugar certo na hora certa. Você pdoe ter a mesma coisa com quase qualquer plataforma.
[]s[/quote]
É mesmo, vc tem razão. :shock:
Mas fala sério, fazer isso com Java é um tesão que poucas outras linguagens tem né? :twisted:
(ops!, só falei isso aqui, por que é um forum de java, hehehe)
Eu tb mas acho mas precisamos demonstrar isso a todos o VBzeros (quanto mais longe melhor)
Forte abraço…[/quote]
Falando em VBzeros eu acho muito interessante quando alguém que programa a X anos em VB ou Delphi (eu não to falando mal, eu vim do Delphi e foi assim comigo) e de repente falam:
Olha, montar telas é legal, mas não tem como otimizar isso não? Vou ter que ficar fazendo como se fosse html? (Essa segunda eu ouvi essa semana, doeu o ouvido)
Mas tá valendo… acho que existem linguagens e linguagens e também pessoas e pessoas.
O importante não é saber java. O importante é saber programar. (Assembler não vale 8) )
Eu programo em Cobol no meu trampo e no início eu tinha o pé atrás. Aprendi muito em conceitos de indexação de arquivos e tudo mais… Cobol Rules! E tem outra: Tá pagando o meu pão…
O importante é estar satisfeito com a linguagem que trabalha. De assembler a java, seja qual for.
Ps.: Me confirmem essa. É verdade que na NASA só programam em Assembler? Dizem que é confiável, e tals…
Ps2.: Como diz o Daniel Destro: “Java sim, mas sem ser piégas”
Ps3.: Mas que é um Tesão é mesmo…
Ps4.: Sem mais ps.