Terminei a faculdade de tecnólogo e não fiz estágio!

Olá, gostaria de saber a opinião de quem já passou por isso ou tem opinião sobre.
Estou cursando Sistemas para Internet a distância e me graduo em dezembro de 2017.
Só que não fiz nenhum estágio, não é obrigatório para se formar, o problema é que acabei deixando para última hora buscar um estágio.
Várias empresas que me candidatei querem que eu esteja cursando pelo menos 1 ano antes de se formar, e eu me formo daqui 2 meses. Perdi várias oportunidades por causa disso.
Não tenho experiência na carteira, mas tenho meus projetos que desenvolvi. Ou seja Estágio fica fora de cogitação. Procurar um Trainee tá complicado, conseguir uma vaga efetivo pior ainda nesta minha situação, sem experiência.
Pensei em possibilidades, engatar outra graduação de Engenharia de Software logo após o termino de SI.
Com isso provavelmente conseguirei um Estágio e começar do começo.
Ou fazer uma pós-graduação, MBA ou técnico?
Qual seria o melhor a fazer para entrar no mercado de trabalho o mais rápido possível?

Agradeço a ajuda que vier.

Fazer um curso de oratória.
Fazer curriculos.
Paletó e gravata.
Enumerar as empresas de tecnologia.
Se você é bom, mostre.
Pegue seus projetos, coloque em um CD e entregue com seu currículo.
Tem o linkedin, mas é tanta gente que eu nem entraria neste carnaval, mas ai é com você.
Não é por que você fez universidade que vão te pagar bem, é porque você é e tem que ser bom.
Corra atrás.

Mostre sua capacidade e já será um início.
Não precisa se apegar ao primeiro emprego/estagio, mas precisa do 1º.

Este rapaz, esta montando um grupo, tente ver do que se trata:

Não precisa se desesperar:
Curta a tradução:

1 curtida

As empresas de consultoria estão sempre precisando de profissionais e oferecem oportunidades para quem está iniciando carreira. A jornada não vai ser nada fácil mas você vai aprender MUITO!

Diploma não garante emprego, conhecimento sim.
Mesmo que você não consiga uma vaga como estagio, não vejo dificuldade em alguém te contratar como trainee.

Faça um CV bonito, bem organizado, coloque seus projetos em algum lugar que a empresa tenha acesso(Github ou algo do tipo) e mande o máximo de CVs que puder.
Se estiver disposto a ganhar pouco, não vai ser difícil, o mais importante é vc conseguir sua experiência.

Agora não tem jeito, você vai precisar procurar por uma vaga de junior mesmo. Mas não desanime, este também foi o meu caso. Não fiz estágio durante a faculdade e mesmo assim consegui uma vaga de junior para começar. Demorou um pouco mas eu consegui. Porém, você precisa ter a consciência de que saiu na desvantagem e que não vai conseguir uma vaga tão rápido quanto alguém que já fez o estágio. Para isso, você precisa ter paciência para tirar esse atraso. Algumas das minhas sugestões:

  • especialize-se em uma linguagem de programação: Java, C#, PHP, etc., de preferência naquela em que há maior demanda na sua região
  • busque uma certificação nessa linguagem. Como você não tem experiência é uma alternativa para comprovar seu conhecimento
  • Procure criar algum sistema ou aplicativo simples e publique.
  • Participe/Organize algum meetup ou grupo de usuários da tecnologia escolhida
  • Crie presença na Internet. O LinkedIn é uma ótima ferramenta, já consegui entrevistas e meu atual emprego foi por intermédio do LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/rodolfo-mendes/

Olá, Francisco.

Parabéns por sua preocupação na profissão.

Na sua condição de iniciante, se sua condição financeira permitir, eu arriscaria entrar em qualquer empresa de desenvolvimento (creio que este seja seu objetivo) sem se preocupar com salário ou título, seja trainee, estagiário ou qualquer outro. Isto vai amadurecer sua experiência com equipe e vai te trazer conhecimentos que dificilmente você conseguiria sozinho. Uma boa conversa sincera pode abrir muitas portas. Brigue para participar de projetos, não seja passivo.

Sobre outro curso superior, só se você quiser mudar de profissão. Na área de desenvolvimento não vejo vantagem nenhuma fazer Engenharia de Software ou SI já tendo um curso superior na área de tecnologia. É muito tempo gasto.

Sobre a pós graduação: salvos cursos bem específicos, como medicina, eu não recomendo nenhuma pessoa a fazer uma pós imediatamente. Eu já fiz 3. O que mais vejo são recém-formados sem nenhuma experiência boiando no assunto e preocupado com nota, similar ao que acontece na universidade. Adivinhe só: pós não tem nada a ver com universidade. Ali é um lugar para você pegar sua experiência e dar uma turbinada, além de aumentar seu networking. Sem base de mercado, as matérias pouco farão sentido, você não terá um ponto de comparação. Assim, deixe para uns 2 anos depois que estiver no mercado que ela será muito melhor aproveitada.

No mais, desejo uma boa sorte. Sou apaixonado na nossa área, cada dia é um desafio diferente.