Saber usuario que tentou logar com JAAS

Boa tarde a todos, parabéns para a comunidade que tantas dúvidas me ajudo a solucionar!

Agradeceria um pouco de ajuda, tenho um projeto rodando no Wildfly 8 com autenticação JAAS. Quando o usuário consegue logar, não tenho problemas em saber quem foi, já que o JAAS de certa maneira, fornece esses dados desse usuário logado.
Pelo contrario, quando o usuário não consegue logar, JAAS redireciona para a tela de login sem fornecer dados nenhum dessa solicitação de login no request.
Já tentei passar um input hidden no resquest inicial de login, mas o request passa para o JAAS e não mantem esse parametro no resquest, ja que uma outra petição e gerada.
Já dei uma olhada na documentação, mas apenas achei uma forma, criando uma classe que implemente a interface LoginBean… ao meu parecer, muito trabalho para uma coisa tão simples.
Sera que não estou conseguindo pensar direito?? alguém sabe um jeito mais simples?

Muito obrigado!!

Quais os dados que você estava esperando que estivessem disponíveis quando o login falha?

Bom dia rodrigo, como mínimo o e-mail que usuário usou para logar. Com esse dado já poderia fazer verificações e ter um log de usuários que tentaram logar no sistema e não conseguiram.

Obrigado por responder!

Tem como colocar parte relevante do código aqui? Fica mais fácil responder.

Obrigado por responder, mas resolvi implementar a interface LoginModule baseado no tutrial que existe aqui no GUJ: Tutorial de JAAS é a melhor formar de personalizar o JAAS.

Obrigado!!