Boa tarde pessoal,
Na opinião de vocês, como anda a realidade do JSF 2.2 e Primefaces 5.3 em 2015/2016?
Seria viável começar uma aplicação nova com essas tecnologias ou seria mais interessante partir para Spring MVC ou até VRaptor?
Gostaria que fosse uma troca de informações/experiências e não uma guerra entre as tecnologias.
Soluções baseadas em component server como JSF são totalmente fora de cogitação faz anos, embora muitos desenvolvedores Java terem insistido no uso. Pelo menos hoje em dia é mais evidente que JSF não atende bem o que se estabeleceu como tendência, comparado a outras plataformas de desenvolvimento.
Spring MVC ou o mais novo Spring Boot são as opções mais recomendadas para Java, por não abstrair totalmente HTTP, por ser flexível, bem aceito no mercado e pela facilidade de aprender e lidar com problemas devido grande conteúdo na internet.
Mais cedo eu orientei e dei minha opinião a uma pessoa que queria usar JSF, além de de outras tecnologias. Da uma olhada aqui nesse tópico.
Sem duvida, quanto menos frameworks de otimização você usa, melhor para seu projeto. Eu particularmente, acho que um site em java rápido e melhor para desenvolver, é usando apenas servlets, no máximo JSP, mas apenas para algumas coisas de sessão e alguns poucos scriptlets. Porque sem esses frameworks otimizando tudo, você tem uma flexibilidade maior no seu projeto. E o forte mesmo hoje em dia é o Ajax.
Aqui tem algumas dissertações sobre o assunto: http://respostas.guj.com.br/23151-angularjs--rest-vs-jsf2
Uma vez que hardware é commodity (vide soluções cloud escaláveis), e cada dia mais commodity, avaliar uma solução apenas sobre visão de custos/performance pode não ser o ideal.
Claro que a tendência é para aplicações que usam frameworks como AngularJS, mas dependendo da sua necessidade, vale avaliar relação sobre curva de aprendizado, conteúdo público, perfil da equipe, etc.
Bom dia e muito obrigado a todos pelos feedbacks até o momento. Estive com problemas na minha internet, por isso não pude responder antes.
Então, estou avaliando quais tecnologias/plataforma utilizar…eu já fiz alguns projetos pequenos com JSF+Primefaces, estou avaliando agora Spring MVC, ASP.Net MVC.
Fiquei com certa dúvida em utilizar JSF+Primefaces, pois ouvi muitos reclamando sobre o mesmo, questões de desempenho, testabilidade, etc.
Caso não opte pelo JSF, terei de me aprofundar em JavaScript e CSS, que não tenho muita familiaridade. JSF ajuda muito nesse quisito.
Lembrando que eu irei desenvolver o projeto sozinho,rs