Iniciar acima dos 30 anos

Boa tarde, ingressei na faculdade de SI agora em 2016, porem tenho 30 anos ja, temo estar entrando no mercado tarde, minha intenção e imigrar para fora do pais, gostaria da ajuda de vcs me direcionando sobre oq aprender, focar em programação(JAVA, C++, Python, Ruby) ou Banco de dados, Infra… e por favor comentem sobre essa minha escolha.
Hoje sou concursado na prefeitura da minha cidade, tenho um salário “baixo”, 2 mil… entao quero melhorar minha condição, nao posso simplesmente abandonar meu trabalho, para procurar estagio e receber menos !!

É necessário adquirir experiência enquanto ainda está na faculdade e essa experiência se consegue através de estágio, que quase sempre pagam pouco sim. Não faça como a maioria, que acredita que quando se formar vai conseguir emprego, sem experiência e ganhando bem.
Sobre receber pouco no estágio, estágio não deve ser calculado somente sobre a bolsa-auxílio, tente abstrair os benefícios da experiência profissional adquirida e ainda vc receberá por isso.

6 meses 1 ano de estágio pode ser o suficiente para vc voltar a ganhar o que ganha hoje ou até mais, isso numa cidade que tenha mercado obviamente.

Essa foi minha trajetória: Apos Graduacao

Concordo com o norbAns, receber um salário menor é praticamente inevitável, pois será sua primeira experiência e terá que recomeçar do zero. Porém com 6 meses a 1 ano, é muito provável (depende da regiao) que você já deva passar seu salário atual e a progressão será muito maior depois.

Olá… Acho que pode até estudar bastante e pega um projeto por fora… nada muito complexo… assim ganha uma experiência, serve como um estágio também…
Ja vi colegas fazendo isso…
Mas como ja disseram, depende da região… de uma pesquisada…
Bons estudos.

1 curtida

Sim, se iniciar no mercado quanto antes seria fundamental, mas como eu disse, ja completei 30 anos, sera que isso nao é um limitador para as empreasas, e nao da pra simplesmente abandonar meu salario pra receber 600 reais.
E outra, o que estudar alem da própria faculdade, em TI tem tanta coisa, o que focar, WEB, APP, JAVA, C++, C#, PL/SQL, SQL, Bancos?
@bsmachado como conseguir esses projetos por fora?
Sou do triangulo mineiro…
Obrigado pelas dicas.

Olá, de uma pesquisada em Startups que pegam estudantes pra iniciar projetos…
Ótimo pra se começar a ter uma experiência…
Veja com algum professor que pode lhe indicar…
Boa sorte.

Tem empresa que não vai contratar alguém na sua idade e tem empresa que vai, é um universo muito amplo de empresas para poder afirmar e se preocupar por antecipação. Antes de valor que é 600 reais, pesquise a média salarial na sua região.

Vc ta muito preocupado, veja:

• O que aprender
  • Largar emprego atual
  • Preocupação com salário baixo
  • Não aceitar receber estágio com rendimentos abaixo do seu salário

Eu resolveria um problema por vez, que seria aprender o básico e depois procurar me aprofundar, isso demora pra saber o que aprender e como aprender.

Vc ta fazendo muita confusão aqui, poderia decidir se quer trabalhar com desenvolvimento ou infra, isso já filtra seus próximos passos.

A questão esta ai, como estou iniciando profissionalmente em TI, estou meio sem direção do que me dedicar, como disse tenho intenções em imigrar, então gostaria de me dedicar em tecnologias que estejam em alta fora e dentro do pais, pq nunca se sabe ne…
Terminei o primeiro periodo agora e so conheço C, mas sou aluno do Alura e estou procurando outros caminhos… teriam alguma dica?

obrigado pelos comentários.

Primeiro você precisa decidir se quer infra ou programação. Qual você mais gosta ou tem mais afinidade? Decidindo isso, então você deve partir em busca de mais conhecimento e experiência. Não adianta atirar pra tudo que é lado.

Eu acredito que as empresas que contratam pessoal de infra ligam menos pra idade do que empresas que estão em busca de programadores. Não sei porquê, mas parece que as empresas (maioria) tem um estigma de que programador tem que ser jovem nerd. Não me baseei em estatísticas, apenas escrevi o que percebo por estar há quase 8 anos no mercado.

Então:

1º - decida o quanto antes qual caminho quer seguir (infra ou programação);

2º - faça uma pesquisa de mercado pra saber o que as empresas mais exigem de conhecimento referente à área que você escolheu;

3º - foque seus estudos nos conhecimentos levantados no item 2;

4º - nesse meio tempo, procure vagas na área que você escolheu;

E pra concluir: se você não está disposto a ganhar menos do que ganha hoje, você certamente irá se frustrar. Se não quer correr tanto risco na questão financeira, faça uma reserva desde agora pra não se comprometer muito.

Se seu foco é estudar alguma tecnologia para ir pra fora, com certeza está em alta:

• Javascript:
    – MEAN Stack : MongoDB, Express, AngularJS e NodeJS
    – ReactJS, EmberJS

• Ruby on Rails

• Mobile:
    – Hibrido: Ionic, Xamarin, etc
    – Nativo: iOS e Android

Além do básico, é claro: Ciência da Computação (Estrutura de dados, algorítimos, lógica), Orientação a Objetos, Banco de dados relacional

Detalhe: Ciencia da Computacao (CS) é muito importante, muitos aplicam um teste na entrevista, provas de lógica de programação, algorítimos, estrutura de dados. Exercícios como nesse site: Codility e HackerRank