Float x Double

Fala galera, desculpe pela dúvida amadora, mas, a diferença entre estas duas variaveis no java, qual é a melhor forma de usar uma, e a outra? Sei que tem haver com ponto flutuante na memória do computador, mais queria uma explicação que simples, porém com conteúdo. Agradeço desde já

Se você estiver falando dos tipos primitivos float e double (com letra minúscula), a diferença está na magnitude, float tem 32 bits e double tem 64 bits.
Já Float e Double (com letra maiúscula) são classes utilizadas para encapsular os tipos primitivos float e double em objeto.

1 curtida

Complementando o @staroski,

[]'s

Resumindo

Que tipo de aplicação você vai fazer?

Depende de mais precisão ou não?

Responda, aí terá a resposta quem deve usar.

eu digo o mesmo que o staroski
espero que me ajudem no meu canal do youtube:
Hiperciencia Lendaria
espero que visitem o meu site da minha futura empresa:
http://www.starkindustriesepios.org

Obrigado, sua resposta foi muito útil!

Só referente ao estudo de java, mais se eu fosse fazer um cadastro de alunos, com notas, um exemplo… Mais produtivo seria usar o float, correto?

Isso te ajuda.

http://www.lis.ic.unicamp.br/~mc102/files/mc102jk-a12-4pp.pdf

1 curtida

Utilizar float ou double não vai afetar a produtividade.

Vai influenciar na memória alocada, mas assim, utilize double e seja feliz.
Só vai fazer sentido usar float caso você esteja programando para um dispositivo que só tenha poucos KB de memória.

1 curtida

Tbm vai depender do que vc vai querer fazer?

Se for só pra exercício faça com os dois, caso pense em criar um sistema para professores fazerem um gerenciamento de notas, aí que vem a analise.

Esse sistema vai ser para desktop > use o double
Caso vá para a versão mobile > use o float

Como o próprio @staroski te respondeu:

A mesma coisa vale para as outras variáveis do tipo inteiro:

  • byte
  • short
  • int
  • long

Vale o mesmo raciocínio do @staroski

Deu pra resolver o bagulho doido?

Se não estamos aqui!

1 curtida

Muito obrigado amigo, deu pra resolver, meu foco é desktop um programa de gerencimento de notas igual você disse. Mais dúvidas, posto aqui, estou indo devagar, pois o caminho da perfeição é o tempo haha, abraço

Obrigado!