Criar um ficheiro e imprimir em java

Como posso criar um ficheiro(PDF) com recurso a variaveis e posteriormente imprimi-lo?
PS: Já tentei usar iReport mas nao consigo abrir o editor

Eu uso o iReport, rumores que ele não abre com versões atuais do java porém, eu uso o NetBeans e encontrei um plugin então eu edito os documentos no próprio Netbenas, realmente o editor eu não consegui abrir também.

Qual é o plugin?

Usa o JasperSoft, é compatível com a versão atual do NetBeans. Tem vários tutoriais sobre ele no youtube, é muito tranquilo de usar.

Eu baixei a versão Professional.

Link com as Lib’s necessária (caso vc não achar nas pastas):
https://mega.nz/#F!EnRxBQAY!C-8gNrek-YalrmgNIdjzqg

1 curtida

Se estiver usando Java8 acho que tem que usar o JasperSoft.

Se quiser usar o IReport com java atual da pra usar sim, só tem que fazer um procedimento lá pra funcionar. Você deve baixar uma versão do java que rode (não precisa instalar) e referenciar o caminho no arquivo config do IReport. Tem tutorial na internet pra fazer ele funcionar assim.

É mais fácil usar o Jasper, é a versão atualizada, funciona perfeitamente e não precisa de gambiarra…

Verdade Daniel, mas o JasperSoft funciona sem a necessidade dessa configuração.

Como posso usar jasperReports sem banco de dados? Queria imprimir uma ficha sobre um cliente especifico. Dá para fazer o design do report e depois antes de o transformar em pdf alterar os valores. Com algum metodo tipo replace?

Você pode passar para o relatório um JRBeanCollectionDataSource que recebe por parametro um Collection. Você pode popular os objetos (referentes à cada linha) adicionar eles na Collection e passar para popular o relatório.

1 curtida