estou estudando UML e estou vendo composição,agregação e dependência …
Até a teoria deu pra compreender mais queira ver exemplos na pratica
como uma classe com outra classe vendo esses conceitos …
Por exemplo uma classe nota fiscal relacionando com item nota fiscal
e vendo na pratica esses relacionamentos e como são empregados …
Se alguém puder me ajudar agradeceria …me passando url ou exemplo
já ajuda…
Olá Paulo!
Não compreendi muito bem sua dúvida quanto à agregação, composição e dependência. Mas no exemplo que vc colocou se uma NotaFiscal tem pelo menos 1 ItemNotaFiscal então NotaFiscal é composta por 1 ou mais ItemNotaFiscal’s.
Vou te passar a URL da apostila do meu orientador aqui na UFES, lá tem isso e muuuuuuuuito mais sobre a fase de análise e levantamento de requisitos: http://www.inf.ufes.br/%7Efalbo/download/aulas/analise/2002-2/Apostila.zip
paribe, resumindo, com direito a uma metáfora que você nunca mais vai esquecer (as meninas que me perdoem, mas vocês não vão esquecer por raiva também).
Dependência (seta tracejada): é o relacionamento mais fraco da UML, simplesmente diz que um elemento client (que atira a seta) é semanticamente ou estruturalmente dependente do supplier (que recebe a seta). Exemplo: Produto e AliquotaImposto.
Associação (linha contínua): as duas classes são independentes e podem trabalhar juntas. A visibilidade destaca qual lado consegue enxergar as extremidades da associação, mas ambas as classes podem estabelecer o relacionamento. Exemplo: Cliente e Fornecedor.
Agregação (linha contínua com diamante branco): a classe que possui o diamante branco controla a associação. Exemplo: Equipe e Pessoa. A equipe é quem pode estabelecer o relacionamento, você adiciona pessoas à equipe. Uma pessoa por sí só não pode “entrar na equipe”. É a equipe que manda no relacionamento, mas mesmo assim, as classes são independentes. Pessoas existem fora de equipes. METÁFORA: Podemos dizer que a classe que possui o diamante branco é a MULHER, ela quer controlar o relacionamento! :lol:
Composição (linha contínua com diamante negro): a composição é uma agregação mais forte. A classe que possui o diamante controla a associação, e além disso, a outra classe só pode existir associada à classe que tem o diamante e não pode estar associada a outras instâncias. Exemplo: Nota e ItemNota, Pedido e ItemPedido. METÁFORA: A classe com o diamante negro é uma MULHER CIUMENTA, além de controlar o relacionamento, não permite que o composto se associe com mais ninguém e julga que o outro não existe sem ela… :lol:
(um dia desses ainda vou ser linchado na minha aula de OO)
Creio que o controle do relacionamento estaria do lado do itempedido, assim sendo, poderia ser uma agregação… o produto por sí não “conseguiria entrar dentro de um itempedido sozinho”.
Vamos relembrar que isso é tudo conceitual. Java não implementa nem agregação e nem composição.