Projetos Open-Source: Por onde começar?

Bom galera,

estou começando a estudar java e tudo mais, e gostaria de participar de um projeto open souce para praticar. Como funciona a participação neste tipo de projeto ? Vocês sugerem algum ? Onde eu encontro informações sobre isso ? É uma boa idéia participar de projetos open-source para obter prática ?

Valeu pessoal.

É uma excelente idéia participar de um projeto open source. É uma experiência que equivale a experiência de trabalho quase.

Eu entrei no Mentawai e aprendi muito.

Basicamente chegue num projeto open source que vc simpatize, baixe os fontes, leia as documentações e começe a usar. Dê um feedback, entre em contato com os desenvolvedores do projeto, sugira melhorias. Tente implementar algo novo ou corrigir os bugs do projeto. Assim que você tiver contribuido com um código legal pro projeto, é quase certeza que você entra para equipe.

Alguém conhece uns projetos open source legais?? :smiley:

Pode dar uma olhada em:

https://www.dev.java.net
http://sourceforge.net
http://codigolivre.org.br/

[]'s

Alguma sugestão de um projeto específico, para alguem que está começando como eu ?

Valeu.

Olá

Comece com algo bem pequeno que lhe permita entender os fontes. Talvez um projeto fácil seja o quartz (Nunca olhei seus fontes).

A dificuldade dos projetos open source é que muitas vezes seus códigos são muito feios. Nem sempre é fácil entender tudo. Você deve começar com projetos feitos por gente que você sabe que programa bem. Quando você já estiver dominando bem servlets e já tiver lido a especificação de servlets pelo menos uma vez, sugiro que dê uma olhada no VRaptor.

[]s
Luca

começa a falar com as pessoas do projeto

uma hora vc descola algo legal!

Nesse link do sourceforge tem a lista dos projetos que precisam de voluntários… tem coisa em Java lá, dá uma olhada:

http://sourceforge.net/people/?category_id=1

O mais difícil para se envolver com um projeto open-source é que precisa gastar um tempo inicial para entender o projeto.

E como tempo = dinheiro, poucas pessoas fazem isso.

Muita gente me fala que quer ajudar com o Mentawai e vai logo pedindo algo pra fazer. Não funciona assim.

Tem que baijar o código, dar uma boa olhada, entender, brincar, etc e tal e começar a participar, sugerindo melhorias, etc e tal.

Não é a toa que a maioria dos colaboradores são pessoas que efetivamente usaram o framework em algum projeto profissional ou pessoal.

Ou seja, não foi devido a proatividade, mas sim a necessidade. Claro que isso já é MUITO pois a maioria das pessoas que usam não falam nem obrigado.

Já aqueles que foram proativos viraram desenvolvedores.

Blz, mas com quanto de conhecimento eu já posso ajudar um projeto desses? Com o basicão já dá? Algum outro projeto além do quartz :idea: ?

Levando um parabéns a Sérgio e aos demais colaboradores do projeto. O Mentawaii é muito interessante, tem um conceito simple e fácil de aprender, logicamente ainda falta algumas coisas, sinto falta de uma customização de UI (que nem em um JSF), mas sem dúvida é importante essa iniciativa, é sempre bom ver projetos brasileiros que possam colocaborar com a cominidade mundial.

Estou usando o menta em um projeto pessoal, e em apenas uma tarde de estude já pude entender 50% de todo o seu conceito, vale apena dar uma olhada! Parabéns turma!

O importante é não ir com muita cede ao pote, se não poderá derramar tudo.

Estude um pouco, comece a pesquisar mais sobre a linguagem em sí e depois sobre os padrões e JSR (especificações Java).

Em pouco tempo você já sentirá seguro e terá em mente aquele projeto que terá mais afinidade com seus propósitos.

Eu sugiro dar uma olhada em projetos pouco ambiciosos, como bibliotecas específicas. Dá uma olhada no Joda time e nos trilhões de bibliotecas do apache jakarta commons. Outro projeto que pode valer a pena é o http://www.jhotdraw.org/, um programinha de edição de gráficos feito pelo Erich Gamma que é um autor conhecido na área de orientação a objetos (um problema é que pelo jeito o código não está mais sendo trabalhado, mas deve valer a pena a título de estudo).