Oi gente, tudo bem?
Recentemente participei de uma discussão na qual veio de novo a história de que “.net é mais produtivo que Java”. Aqui segue minha opinião sobre o assunto e gostaria de ouvir a de vocês.
- O papo de que .net já vêm “tudo integrado” e que o desenvolvedor não precisa ficar se preocupando com isto.
Pra mim isto é balela, porque não leva em consideração alguns fatos da Javolândia
- Maven: há diversos arquétipos prontos para diversos frameworks e você não precisa ficar se preocupando com esta integração quando os usa
- Frameworks full stack como Grails ou Play
- O fato de que problemas de integração se ocorrerem, só ocorrem no início do projeto e, mesmo assim, se ocorrerem no meio, na sua maior parte são culpa do arquiteto mais que da plataforma.
E ignora outro fato: de que a plataforma .net, assim como a Java, com sua arquitetura padrão não se aplica a todas as situações do Universo.
- O papo de que a linguagem C# é mais produtiva
De novo, o problema fica mais entre o teclado e a cadeira. Problemas são difíceis de serem resolvidos em qualquer linguagem. O máximo que pode ocorrer é ter uma facilidade a mais ou outra devido a alguma integração mais fácil com banco de dados ou coisa similar. E com relação aos novos recursos, bem: pelo que pude ver até agora, a única falta no Java seriam os delegates, não?
- O fato da equipe se adaptar melhor a novos projetos
De novo, é acreditar que todos os projetos são iguais. Neste ponto, eu me pergunto se as mesmas dificuldades na adoção de um novo framework ou biblioteca do lado Java não se refletiria do lado .net.
É o mesmo problema, tudo de novo.
Não quero criar uma rinha de briga aqui, mas gostaria muito de ouvir a opinião de vocês, pois estou pensando sériamente em levar esta pesquisa mais a fundo (o que vai gerar um artiguinho monstro em breve, aguardem )