[quote=Guerr@]Olá pessoal!
Acho que não é o objetivo desse tópico gerar uma discussão em relação ao pagamento ou não dos artigos. Queria apenas deixar claro que a revista não procura por autores interessados em fazer isso pelo dinheiro, mas interessados em divulgar suas ideias e seu conhecimento.
Gostaria de argumentar em relação ao valor em se publicar em uma revista como a MundoJ. Acho muito legal quando alguém cria um blog e começa a colocar um conteúdo interessante. Eu mesmo muitas vezes compartilho os links e recomendo o acesso aos meus alunos em posts interessantes. Porém acredito que a revista MundoJ tenha uma proposta diferentes e inclusive já tivemos vários autores que mantém seus blogs pessoais (que inclusive foram divulgados a partir dos artigos).
A revista MundoJ já possui mais de 8 anos de história e hoje é uma revista bem conceituada e bastante conhecida na comunidade de desenvolvimento de software, tanto é que possui inclusive avaliação B5 da CAPES na área ENGENHARIAS IV, mesmo não sendo uma publicação científica. Ao publicar na MundoJ, seu artigo estará sendo visto e lido por milhares de leitores que acompanham a revista. Além disso, seu artigo irá passar por um processo de revisão com um dos membros de nossa equipe técnica, que irá ajudar na melhoria do artigo até que o mesmo esteja pronto para publicação. Ter um artigo publicado na MundoJ, é ter um texto de sua autoria em um veiculo de comunicação na área de desenvolvimento de software conhecido por sua qualidade e competência.
Se você quer ser parte desse seleto time de autores, sua proposta será muito bem recebida![/quote]
Guerra, como diria Jack: vamos por partes.
Antes de mais nada, gostaria de te lembrar que fui seu aluno e não me lembro de sequer uma vez você ter citado algum blog interessante, mesmo que fosse o seu. Dito isso, acho que podemos deixar de fora a promoção de artigos em blogs em suas aulas.
Quanto à credibilidade da revista, é inquestionável. Porém, acredito que, para alguém que possui lucro com isso (a revista é paga - e muito bem paga, por sinal), acho injusto não pagar absolutamente nada para profissionais escreverem artigos de alta qualidade sem receber nada com isso, além de reconhecimento. Como diria o grande mestre DiVasca, “se reconhecimento virou pagamento, chama o chef que eu vou pagar a janta com uma salva de palmas”.
Quanto ao público da revista MundoJ, também acredito ser irrelevante, já que a grande maioria do público são apenas desenvolvedores aprendendo novas tecnologias, e não tomadores de decisão. Já conhecí um outro autor de artigos para a revista (mais de mil artigos ao todo, em diversas revistas, segundo contas do próprio) e, sinceramente, não enxerguei a carreira dele como algo que estivesse tendo grande destaque por conta destes artigos.
Assim, digo e reitero: acho injusto que essa revista tenha lucro com os artigos sem repassar nada para seus autores. Como já disse por aqui, já escreví um artigo antes e sabe o que eu ganhei? Uma avalanche de emails com dúvidas a respeito do artigo. Mais nada. Acredito que, quando você diz que foi reconhecido pelos seus artigos, acho que seria mais correto dizer que você foi reconhecido pelos seus artigos científicos, já que você é doutor pelo ITA.
Sem mais,
Alexandre
P.S: Acabei de me lembrar que, quando fui seu aluno e me apresentei, já havia escrito o artigo e dito a você. Você fez uma “poker face” e passou para a apresentação do próximo aluno.