No final de outubro de 2010, o Twitter começou a desenvolver um novo mecanismo de busca em tempo real que traria muitos benefícios, entre eles: melhora de desempenho, redução do tempo de resposta (ou latência), suporte a desenvolvimento de novas funcionalidades de pesquisa, maior disponibilidade e ? principalmente ? suporte ao crescimento exponencial de usuários do serviço. E na semana passada foi finalizada uma mudança de grande impacto nesta área: a troca dos componentes de “front-end”, que recebem as requisições das aplicações no lado do cliente (vindas do Twitter.com, widgets, aplicações móveis etc.). O novo front-end, batizado de Blender e criado em Java, substituirá totalmente a antiga implementação em Ruby on Rails.
A mudança do front-end gerou efeito muito significativo: foi reduzida em três vezes a latência média das buscas. Segundo a equipe do Twitter, na época do Tsunami no Japão e antes da disponibilização do Blender, o alto volume de pesquisas aumentou a latência consideravelmente. Em um momento de pico, pesquisas por #tsunami, por exemplo, chegaram a demorar 800 milissegundos para mostrar resultados. Já com o uso do Blender, o tempo de resposta em condições similares de carga caiu para 250ms.
Se eles tiraram o Ruby do backend, pq scala funcionou melhor para o projeto deles, não sei por que demoraram mais pra trocar o front-end
Eu mecho com Ruby, e acho que cada projeto deve ser analisado qual a tecnologia empregar, e assim como o pessoal do Twitter percebeu que Ruby não serviu para o site deles, eles migraram pra Java, fizeram o que ao meu ver é o certo.
[quote=Felagund]Se eles tiraram o Ruby do backend, pq scala funcionou melhor para o projeto deles, não sei por que demoraram mais pra trocar o front-end
Eu mecho com Ruby, e acho que cada projeto deve ser analisado qual a tecnologia empregar, e assim como o pessoal do Twitter percebeu que Ruby não serviu para o site deles, eles migraram pra Java, fizeram o que ao meu ver é o certo.[/quote]
Gente o twitter saiu do zero para milhoes de usuários usando Ruby. Se agora eles estão mudando pra ganhar 600 ms é porque dinheiro não falta pra empresa, isso é motivo pra cair de pau na linguagem? :shock:
Eu acho que o Ruby foi bom por um tempo. Talvez os criadores não tinham idéia do tamanho que isso iria tomar. Natural verem no java, uma plataforma robusta e mais aberta que a do seu concorrente direto, um substituto a altura do twiter. Não que ruby seja ruim, mas deve carecer de alguns recursos que a plataforma java tenha. Achei que iriam migrar tudo para Scala, mas pelo visto ela tambem carece de recursos, e da ultima vez que migraram para Scala é por causa do desempenho. Pelo visto nesse quisito o java ta se saindo bem apesar do seu histórico.
[quote=marcosvinicius.rj]Gente o twitter saiu do zero para milhoes de usuários usando Ruby. Se agora eles estão mudando pra ganhar 600 ms é porque dinheiro não falta pra empresa, isso é motivo pra cair de pau na linguagem? :shock:
[/quote]
Tem gente que tem uma visão digamos um tanto estreita (leia-se, eu gosta da linguagem X e portando todas as outras são inuteis)
Vc chegou a ler o texto? Eles tiveram que criar um framework próprio porque não tinha em java.[/quote]
Não lí o texto original (li agora), mas a troca foi somente por causa do Blender e não por causa do java. Então a galera ta sentando o pau na linguagem a toa. De qualquer forma o Blender foi feito em java por um bom motivo na minha opnião.
Estou vendo os comentários aqui, tipo Ruby não é uma linguagem ruim se fosse por cases que mudaram para melhorar pontos X ou Y o .NET já teria caído na época que o Orkut migrou do .Net pra Java.
O fato é que tem lugares e lugares, onde Ruby mostrou ser legal foi até um ponto que ele já não estava tão bem e mudaram, o mesmo pode ocorrer com qualquer outra linguagem dentre elas o Java tbm.
‘It’s Not a Silver Bullet’ vale para qualquer linguagem.