Arquivo texto em JAVA

bom dia…
Por favor . alguém pode me ajudar.?
É o seguite…:
Preciso gerar um arquivo texto através de um programa …

Exemplo…: Um cadastro básico que vai carregando os dados em um arquivo texto depois que o usuáriuo clicar em gravar… ; e depois … quando o usuário clicar em um botão mostrar, listar oque estiver nesse arquivo texto em uma tabela ou em um JTextArea…

Tem como fazer isso? Pois ñ estou conseguindo.

Mto obrigado.

talvez este link ajude: http://www.javaalmanac.com/cgi-bin/search/find.pl?words=io

[quote=AndersonC]bom dia…
Por favor . alguém pode me ajudar.?
É o seguite…:
Preciso gerar um arquivo texto através de um programa …

Exemplo…: Um cadastro básico que vai carregando os dados em um arquivo texto depois que o usuáriuo clicar em gravar… ; e depois … quando o usuário clicar em um botão mostrar, listar oque estiver nesse arquivo texto em uma tabela ou em um JTextArea…

Tem como fazer isso? Pois ñ estou conseguindo.

Mto obrigado.
[/quote]

Esse exemplo vai te ajudar, você poderá escolher aonde o arquivo será gravado e lido utilizando o JFileChooser:

import java.awt.;
import java.awt.event.
;
import javax.swing.;
import java.io.
;

class Exemplo1102 extends JFrame implements ActionListener
{
JLabel L1,L2;
JButton B1,B2,B3;
JTextField T1;
TextArea TA1;
JPanel P1;
FileDialog Fabrir,Fsalvar;

public static void main(String[] args)
{
JFrame Janela = new Exemplo1102();
WindowListener x = new WindowAdapter()
{
public void windowClosing(WindowEvent e)
{
System.exit(0);
}
};
Janela.addWindowListener(x);
Janela.show();
}

Exemplo1102()
{
setTitle(“Manipulação de arquivo Texto”);
setSize (500,300);
setResizable(false);
getContentPane().setBackground (new Color (150,150,150));
getContentPane().setLayout (new FlowLayout());
L1 = new JLabel(“Texto a ser editado:”);
L1.setForeground(Color.black);
L2 = new JLabel(“Status:”);
L2.setForeground(Color.black);
B1 = new JButton(“Gravar”);
B2 = new JButton(“Abrir”);
B3 = new JButton(“Limpar”);
B1.addActionListener(this);
B2.addActionListener(this);
B3.addActionListener(this);
T1 = new JTextField(35);
T1.setForeground(Color.red);
T1.setEditable(false);
P1 = new JPanel();
P1.setLayout (new FlowLayout());
P1.add(L2); P1.add(T1);
TA1 = new TextArea(8,60);
Fabrir = new FileDialog(this,“Abrir arquivo”,FileDialog.LOAD);
Fsalvar = new FileDialog(this,“Salvar arquivo”,FileDialog.SAVE);
getContentPane().add(L1);
getContentPane().add(TA1);
getContentPane().add(B1);
getContentPane().add(B2);
getContentPane().add(B3);
getContentPane().add(P1);
}

public void actionPerformed(ActionEvent e)
{
String nome_do_arquivo;
if (e.getSource() == B3) //limpar
{
TA1.setText("");
T1.setText("");
}
if (e.getSource() == B1) //gravar
{
try
{
Fsalvar.show();
if (Fsalvar.getFile()==null) return;
nome_do_arquivo = Fsalvar.getDirectory()+Fsalvar.getFile();
FileWriter out = new FileWriter(nome_do_arquivo);
out.write(TA1.getText());
out.close();
T1.setText(“Arquivo gravado com sucesso !”);
}
catch(java.io.IOException exc)
{
T1.setText(“Erro ao gravar no arquivo !”);
}
}
if (e.getSource() == B2) //ler
{
try
{
Fabrir.show();
if (Fabrir.getFile()==null) return;
nome_do_arquivo = Fabrir.getDirectory()+Fabrir.getFile();
FileReader in = new FileReader(nome_do_arquivo);
String S="";
int i = in.read();
while (i!=-1)
{
S = S +(char)i;
i = in.read();
}
TA1.setText(S);
in.close();
T1.setText(“Arquivo aberto com sucesso !”);
}
catch(java.io.IOException exc)
{
T1.setText(“Erro ao abrir o arquivo !”);
}
}
}
}

Eu aconselharia você dar uma olhadinha nestas duas classes:

java.io.FileReader java.io.FileWriter

e após isto, implementar suas próprias classes… A prática, é tudo.

Olá, sou iniciante no java. Esse código achei muito interessante pra algo que eu quero:

preciso carregar um arquivo (excel ou txt) com valores do tipo double em um vetor. Vi que o arquivo é carregável. Eu queria, além de eu poder salvar um arquivo escrito direto no textField, queria que eu abrisse o arquivo e carregasse meus valores num vetor do tipo double para poder manipulá-lo, Como é que eu posso fazer??

Reforço aqui a sugestão do colega Lucas Teixeira: A prática é tudo.
Por mais boa vontade que seja, fornecer o código pronto não vai ajudar você a aprender e evoluir em java.
Um programa é um texto dinâmico, não serve apenas para ser lido.
Sugestão: http://java.sun.com. Procure o link para java streams.
Após a leitura, implemente as suas classes. Nunca mais você esquece.

Bom aprendizado para você.

Um modo fáçil e rapido seria usar a classe Scanner… procure no JavaDoc.